Esporte & Saúde #5 - Alimentação e Atividade Física




Olá galerinha, vamos falar um pouco sobre a alimentação e exercícios físicos! 

Hoje em dia tem aumentado muito a procura por uma vida saudável, por uma melhora na qualidade de vida ou até mesmo pelo corpo perfeito, mas tudo isso exige muito, é necessário muita disciplina tanto no programa de treinamento, quanto na dieta.

Então lembre-se tão importante quanto praticar exercícios é ficar atento a alimentação, sempre se alimente corretamente antes de qualquer atividade física, por alguns motivos importantes, como evitar a fome, o cansaço e manter os níveis de glicose adequados para os músculos poderem utilizá-la como energia. 

Por isso, é importante fazer sempre uma refeição ou lanche antes de se exercitar. Nunca fique em jejum, mas também não vá de estomago cheio, uma vez que os dois extremos atrapalham o rendimento na atividade. 



Vou citar alguns outros pontos:

  • Cuidado com alimentos ricos em açúcar e com os de alto índice glicêmico como mel, balas, doces e refrigerantes. Eles podem causar um aumento rápido da glicose, provocando uma resposta imediata da insulina, com isso você pode ter hipoglicemia e sensação de fraqueza durante o treino.


  • Importante: se antes da atividade física você for fazer uma refeição grande, coma até duas horas antes, dê preferência aos carboidratos como, arroz, feijão, macarrão, batata, etc.


  • Não se esqueça da proteína.


  • Evite a gordura, pois ela atrapalha a digestão, podendo prejudicar o treino. 


  • Se for fazer uma refeição pequena, como um lanche, faça-a no máximo uma hora e meia antes do exercício, para que o alimento possa fornecer energia aos músculos. A melhor opção são os carboidratos, fontes de energia por excelência como, pães, torradas, biscoitos, frutas, barras de cereal, etc.


Para uma boa recuperação muscular, é importante não demorar a comer depois do treino. Tente se alimentar até 30 ou 40 minutos após a atividade e depois faça pequenas refeições de três em três horas. A melhor recuperação pós-treino é feita com carboidrato e proteína, essenciais para recompor os músculos.

Se a alimentação não for adequada, há maior chance de fadiga e cansaço muscular, além da perda de rendimento nos próximos dias de exercício.

Quero lembrar também da importância da hidratação, é legal tomar cerca de 150 ml de água a cada 15 minutos.


Eu sei que vocês devem estar cansados de ouvir que não adianta se matar na academia e depois chegar em casa e mergulhar nas guloseimas. Não emagrecer na velocidade que gostaria, não conquistar os músculos que deseja e não adquirir tanta resistência, são algumas das consequências da falta de cuidado com a dieta. Mas, a necessidade de ter uma boa alimentação aliada a prática de exercícios físicos vai além da boa forma. 

"Nunca pratique atividade física jejum", a atividade muscular é impulsionada pelo açúcar que, em forma de glicogênio muscular, permite a manutenção de trabalhos com carga, que exigem força. 

O sucesso de todo exercício físico depende da alimentação.

Você sabia que quando os níveis de açúcar no sangue estão muito baixos, o organismo não consegue manter a mesma eficiência física? 

A hipoglicemia pode causar mal estar, sudorese fria, palidez cutânea, tremores, palpitações e até mesmo desmaios durante os treinos. 

Para finalizar, vale ressaltar que, embora dicas e sugestões sejam sempre bem-vindas, a melhor maneira de levar uma vida saudável, aliando exercícios físicos a uma alimentação balanceada, é ter uma opinião especializada no assunto. 

Antes de se aventurar em dietas e em maratonas de atividades físicas, portanto, é necessário consultar tanto um nutricionista quanto um profissional de educação física, que farão orientações de acordo com as suas características e particularidades.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.