Esporte & Saúde #6 - Hidroginástica




Olá galerinha, vamos falar um pouquinho sobre a hidroginástica! 

Ela é um tipo de atividade física que sua prática consiste em exercícios aeróbicos e localizados realizados em um ambiente aquático. 

O diferencial dessa atividade é que como é praticada na água, ela oferece resistência aos movimentos, tornando os exercícios mais eficazes e ao mesmo tempo protege as articulações dos impactos que seriam causados, se os mesmos exercícios fossem executados em outro ambiente.


A hidro como é mais conhecida, geralmente é praticada em piscinas, mas nada impede que seja realizada em lagos ou no mar, desde que a água não ultrapasse a linha dos ombros. 

Essa linha deve ser respeitada, pois isso melhora a eficiência dos exercícios, principalmente os localizados para a parte superior e também para que os praticantes possam apoiar os pés inteiros no chão; isso permite que pessoas que não sabem nadar pratiquem a atividade.

As aulas de hidro iniciam com um aquecimento da musculatura e aumento do batimento cardíaco.

Importante dizer que essa parte pode incluir também alongamento, seguido pela parte principal que é trabalhado especificamente o objetivo a ser atingido; que pode ser aumento da capacidade cardiorrespiratória se a atividade for realizada em intensidade moderada e de modo ininterrupto, ou então de fortalecimento muscular localizado. 


Ao final da aula, é necessária uma atividade de relaxamento, para que os batimentos cardíacos voltem ao estado inicial, e é muito comum que atividades de alongamento sejam associadas à volta à calma.

Essa última parte da aula não demora mais de dez minutos, se pensarmos em uma aula-padrão com cinquenta minutos de duração.

O legal é que não é preciso nenhuma vestimenta especial para fazer a hidroginástica; um maiô ou sunquíni e o uso de uma touca são mais do que suficientes. 

Algumas pessoas gostam de usar meias antiderrapantes para impedir que escorreguem ao entrar em contato com o fundo da piscina. Porém, o seu uso não é fundamental para a prática.


Benefícios da hidroginástica: 

  • Pode ser praticada por homens, mulheres, jovens e idosos, pessoas ocupadas e com pouco tempo para praticar exercícios, atletas em treinamento, gestantes, pessoas que estão se recuperando de alguma lesão, pessoas com alguma deficiência e aqueles que querem outra opção para os programas normais de exercícios;
  • É uma atividade divertida, onde há uma grande interação durante a aula com outras pessoas. Pessoas tímidas podem se favorecer deste tipo de interação, se soltar mais e até eliminar a inibição;
  • Melhora a capacidade aeróbica, a resistência cardiorrespiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral;
  • Grande gasto calórico;
  • Melhora os níveis de força e o desenvolvimento dos principais grupos musculares;
  • Aumenta a circulação sanguínea e a resistência do sistema cardiorrespiratório;
  • Tonifica os músculos, torneando braços, pernas e glúteos;
  • Melhora a flexibilidade das articulações;


Alguns cuidados

  • Desde que você tenha feito uma consulta médica anterior, não há nenhum tipo de problema.

  • Como a hidroginástica é uma atividade praticada com a água no nível do ombro, o peso do corpo diminui 90%. Isso praticamente elimina os impactos musculares e articulares.

  • Quanto mais baixo o nível da água, maior será o impacto. 



Enfim, os exercícios aquáticos são divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes e seguros. Eis uma ótima opção para chegar à boa forma e a um estilo de vida mais saudável! 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.