Esporte & Saúde #4 - Os benefícios da musculação




Bom galerinha, hoje vamos falar um pouco sobre a musculação, muitas pessoas acreditam que fazer atividade física com peso, como é o caso da musculação, tem como único objetivo a hipertrofia, mas essa atividade é tão benéfica quanto as outras.

A musculação é indicada para qualquer pessoa, levando em consideração o limite e a individualidade de cada um.

Os exercícios trazem muitos benefícios, pois fortalecem os músculos e proporciona um equilíbrio corporal, o que melhora a qualidade de vida, além de moldar o corpo, o trabalho da musculação acaba sendo o melhor caminho para chegar ao corpo desejado, com curvas e eliminando a flacidez.




É legal saber também que fortalecer os músculos aumenta a capacidade física, fazendo com que as tarefas do dia a dia se tornem mais fáceis de serem realizadas.

Hoje em dia, a musculação é uma das atividades mais recomendadas, seja para quem quer emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, evitar lesões ou até mesmo trata-las.

Porém é necessário que tenha consciência de que para alcançar o resultado desejado, é necessário muita disciplina e dedicação, pois os resultados costumam ser lentos, portando “paciência e persistência” são as palavras nesse esporte.

Contudo, se por um lado, os requisitos para uma prática correta da musculação são muitos, por outro lado os benefícios são muito maiores, é um exercício resistido, com cargas, repetições, amplitudes e contrações de movimentos, com o objetivo de fortalecer e aumentar a massa muscular.



Vou especificar abaixo alguns dos benefícios da pratica correta da musculação:

 - Melhora a parte estética. Faz com que o seu percentual de gordura diminua. Enquanto a quantidade de gordura corporal diminui, ocorre também um aumento de massa muscular. É bom para quem quer emagrecer e, principalmente, para quem quer ganhar peso.

- Musculação torna o coração mais saudável. A musculação treina o coração para esforços intensos. Quando a pessoa fortalece os músculos, a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.

- Aumenta a força, gera um aumento de peso e de massa muscular. Com isso os músculos começam a aparecer mais, esculpindo e dando uma maior definição ao corpo.

- Melhora os aspectos cognitivos como a atenção, concentração, memória e aprendizagem.

- Aumento da resistência do sistema imunológico.

- Melhora a postura e a flexibilidade.

- Melhora a autoestima.

A musculação pode ser feita em conjunto com outros esportes, com o intuito de fortalecer os músculos, para auxiliar na preparação e treinamento de outras modalidades.

Alguns riscos e cuidados da musculação:

- O exercício deve ser feito com acompanhamento de um profissional de educação física.

- Os exercícios devem ser feitos de forma correta ou poderão ocorrer lesões, além de dores na coluna e desvio na postura.

- Adolescentes podem ter seu crescimento afetado.

- É essencial que se faça um aquecimento e um alongamento antes e depois do treino.

Aí vão algumas dicas para um melhor rendimento físico na musculação:

- Sempre a cada repetição de exercícios expirar (soltar o ar) durante o levantamento da carga (contração muscular) e inspirar durante a volta à posição inicial (fase excêntrica). Durante o treinamento de força a pressão sanguínea se mantém elevada, porém com uma respiração adequada essa elevação é amenizada.

- A recuperação entre um exercício e outro é essencial para o treinamento. Se não der o tempo adequado, o seu processo será prejudicado. Se quiser melhorar seu desempenho, deve descansar o tempo suficiente para que as transformações adaptativas aconteçam.

Sempre é bom lembrar:

- Use roupas confortáveis, prefira as que facilitam a transpiração.

- O tênis deve ser muito confortável, deve proporcionar suporte para os calcanhares e ter curvaturas adequadas às plantas dos pés para dar estabilidade, o solado deve ser antiderrapante para evitar acidentes.

- Existem também as luvas que evitam a formação de calos nas mãos, além de auxiliarem para uma melhor pegada.

- O cinturão que serve para dar maior segurança para a coluna em determinados exercícios, para quem treina pesado.

É importante ressaltar que antes de procurar uma academia, faça uma visita ao seu médico para verificar quais os exercícios são recomendados, de acordo com a sua idade e, se possui problemas do coração, diabetes ou hipertensão.

E depois da liberação do médico, procure uma academia com profissionais de educação física, que certamente vão ajudá-lo na prática, no ajuste da intensidade dos exercícios.

Enfim, espero ter ajudado e esclarecido algumas questões. 

Bom treino galerinha e sejam bem vindos na “Geração Saúde”.


Um comentário:

Tecnologia do Blogger.